Desenvolvimento de Games – 2D

O curso tem o objetivo de ensinar de maneira prática e dinâmica os conceitos necessários para o desenvolvimento de jogos na ferramenta Construct 3. Abordará os conceitos básicos da ferramenta, como criação de cenários, movimentação, colisão, uso de sons, criação de eventos, comandos de input e muito mais. As aulas mesclam interações entre o portal, a ferramenta e o material didático, o qual o aluno deverá seguir para concluir os projetos.

 

Duração

De acordo com o plano escolhido

Números de Aulas

24 Aulas

Categoria

Tecnologia

Conteúdo Programático

AULA 01 – DESENVOLVIMENTO DE GAMES

Gêneros de games
A história do videogame e o mercado de trabalho
Conhecendo o Construct

AULA 02 – CRIANDO O PRIMEIRO GAME

Inserindo um objeto – Sprite
Adicionando comportamentos
Configurando eventos
Salvando o game na nuvem

AULA 03 – CRIANDO OS TIROS E OS ASTEROIDES DO GAME

Adicionando eventos nos disparos
Criando os asteroides

AULA 04 – PROJETO DO COELHO – PARTE I

Ordenação dos objetos no layout
Criando uma camada e realocando objetos
Inserindo comportamento ao coelho
Aplicando eventos ao coelho
Adicionando o evento de destruição do coelho ao sair do layout

AULA 05 – PROJETO DO COELHO – PARTE II

Configurando as orelhas do coelho
Inserindo as gramas no plano de fundo
Aplicando o efeito Parallax

AULA 06 – PROJETO DO COELHO – PARTE III

Conhecendo um pouco mais sobre as colisões
Adicionando colisões

AULA 07 – PROJETO DO COELHO – PARTE IV

Aprendendo sobre as variáveis
Inserindo texto no jogo

AULA 08 – PROJETO DO COELHO – PARTE V

Criando efeitos sonoros e aleatórios
Importando arquivos WAV para o projeto
Configurando eventos para executar áudio

AULA 09 – PROJETO ARENA – PARTE I

Configurando as animações do jogador
Preparando a área de colisão do jogador
Configurando o comportamento dos movimentos do jogador
Aplicando o espelhamento no jogador
Definindo o surgimento do jogador no game

AULA 10 – PROJETO ARENA – PARTE II

Criando uma condição de ataque
Adicionando o modo de defesa

AULA 11 – PROJETO ARENA – PARTE III

Criando o primeiro inimigo para o game
Adicionar comportamento ao objeto

AULA 12 – PROJETO ARENA – PARTE IV

Criando uma área de ataque

AULA 13 – PROJETO ARENA – PARTE V

Configurando a quantidade de vidas do inimigo
Adicionando eventos de espelhamento e não espelhamento
Ajustando a rota do inimigo
Determinando a ação do inimigo quando o jogador está no modo de defesa
Reativando o comportamento Senóide2
Configurando a destruição do inimigo
Ajustando o que acontece quando o jogador acerta o oponente
Configurando a colisão entre dois morcegos

AULA 14 – PROJETO ARENA – PARTE VI

Aprendendo o que é CSS
Adicionando comportamentos em um objeto de texto

AULA 15 – PROJETO ARENA – PARTE VII

Configurando o gerador de inimigos
Inserindo uma nova barra de progresso

AULA 16 – PROJETO ARENA – PARTE VIII

Configurando a funcionalidade dos Power-ups
Configurando para que o jogo possa reiniciar

AULA 17 – PROJETO ARENA – PARTE IX

Adicionando efeito na sprite animada
Utilizando o efeito de distorção
Ajustando os detalhes finais do game

AULA 18 – PROJETO PLATAFORMA – PARTE I

Ativando execução das sprites animadas
Configurando a câmera e a viewport
Aprimorando o efeito de câmera
Criando o Level 1
Fazendo o jogador aparecer

AULA 19 – PROJETO PLATAFORMA – PARTE II

HUD
Ativando a camada HUD e configurando a barra de progresso da magia
Ajustando a apresentação das moedas e das chaves

AULA 20 – PROJETO PLATAFORMA – PARTE III

Inserindo novos objetos
Adicionando eventos e ações para o objeto do tipo Baú
Criando e movendo objetos do tipo Caixa

AULA 21 – PROJETO PLATAFORMA – PARTE IV

Adicionando eventos aos inimigos

AULA 22 – PROJETO PLATAFORMA – PARTE V

Inserindo os efeitos de partículas ao jogo
Transformando a ParticulaCaveira em projétil
Configurando o personagem quando ele é atingido pelo projétil
Determinando o que acontece quando o jogador morre
Destruindo todos os objetos da camada HUD
Adicionando um texto à camada HUD
Ajustando o momento que o TextoEspecial aparece
Incluindo evento para ajustar a camada

AULA 23 – PROJETO PLATAFORMA – PARTE VI

Configurando o objeto Porta no menu do jogo
Identificando os eventos que não devem ser executados no Menu
Últimos detalhes do Menu

AULA 24 – PROJETO PLATAFORMA – PARTE VII

Configurando as portas e definindo o primeiro layout a ser visualizado no projeto
Ajustando os últimos detalhes do projeto
Exportando o projeto

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